Isostretching

Consiste em uma ginástica terapêutica chamada Isometria Postural, composta por exercícios que permitem simultaneamente alongar e fortalecer isometricamente os músculos do corpo, atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteo-musculares, favorecendo o auto-crescimento e aumento da flexibilidade corporal.
O método Iso-stretching é de origem francesa e vem sendo aplicado no Brasil desde 1994. O Iso-stretching consiste em uma ginástica terapêutica composta por exercícios que permitem simultaneamente alongar e fortalecer isometricamente os músculos do corpo atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteomusculares. Os exercícios são posturais, globais e eretos.

Posturais, porque a maioria dos exercícios são executados dentro de uma posição vertebral correta; Globais, porque o corpo todo trabalha a cada exercício, principalmente a coluna vertebral, região pouco trabalhada nas diversas atividades físicas e que é, no entanto, a causa da maioria dos nossos males; Eretos, porque solicita a coluna vertebral em autoengrandecimento, trabalhando inclusive a musculatura mais profunda da coluna. Por que fazer o iso-stretching? A técnica ajuda a aumentar a força muscular e como não tem impactos, não causa lesões musculares. Recomendado para todas as idades e tipos físicos, pois a força das contrações isométricas do alongamento é controlada e estabelecida de acordo com a potência muscular de cada um, a pessoa trabalha dentro do que o seu corpo suporta. Realiza-se um trabalho de conscientização corporal, em que o indivíduo passa a conhecer seus próprios limites. As posturas são feitas com o paciente sentado, deitado e em pé, trabalhando a respiração simultaneamente. Praticada duas ou três vezes por semana e acompanhada pelo fisioterapeuta capacitado para ministrá-la produz em pouco tempo uma melhora na flexibilidade da musculatura. Nas sessões de iso-stretching, o ideal é utilizar roupas para ginástica ou aquelas que não atrapalham o movimento. As sessões podem ser individuais ou em grupos, o número de pessoas varia de acordo com cada profissional. Isso porque enquanto o aluno desenvolve o exercício, o fisioterapeuta vai orientando e corrigindo cada um. 
Benefícios Possibilita correção da postura; Melhora a flexibilidade/elasticidade e o alongamento da musculatura; Fortalece isometricamente a musculatura; Evita a incontinência urinária; Melhora condição física; Aumenta a conscientização corporal; Melhora a circulação sanguínea e linfática; Aumenta a capacidade cardiorrespiratória; Diminui as tensões musculares,promovendo bem-estar e qualidade de vida. Indicação Melhora da postura corporal; Encurtamentos musculares; Aquisição de uma boa forma física. Além disso, com o iso-stretching o corpo irá recuperar a consciência das posições corretas da coluna. As más posturas desenvolvidas durante o dia, além de problemas na coluna vertebral como, uma escoliose, por exemplo, dores no quadril, entre outras, podem acarretar dores de cabeça e dor na região do pescoço. 


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